
Governo autoriza construção das duas novas infra-estruturas hospitalares que visam reforçar a rede de assistência médica…
As duas novas infra-estruturas hospitalares que visam reforçar a rede de assistência médica nas novas divisões político-administrativas do país, nomeadamente, nos municípios do Cazombo, província do Moxico Leste, e Mavinga, província do Cuando já têm luz verde.
A medida consta do Despacho Presidencial n.º 207/25, de 14 de Agosto, prevendo a construção dos hospitais gerais dessas localidades e igualmente a edificação de acomodações do tipo T0 e T1 destinadas aos profissionais de saúde que serão destacados para as referidas unidades hospitalares.
De acordo com informações, as empreitadas incluem a concepção, construção e fornecimento de equipamentos hospitalares, orçados em 82.027,41 milhões de Kwanzas para o Hospital do Cazombo e 97.049,55 milhões de Kwanzas para o Hospital da Mavinga.
Para assegurar a execução dos projectos, estão igualmente contemplados serviços de fiscalização das obras, avaliados em 3.998,70 milhões de Kwanzas, no caso do Cazombo, e 4.755,21 milhões de Kwanzas, no caso da Mavinga. O despacho enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 e visa reduzir as assimetrias no acesso à saúde pública, garantindo serviços de proximidade e qualidade às populações locais.



