JOVENS ANGOLANOS SERÃO ENVOLVIDOS EM AGRONEGÓCIO PARA IMPULSIONAR A AGRICULTURA E COMBATER A POBREZA

O Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) anunciou a iniciativa para a campanha agrícola de 2025/2026, que visa envolver 9.450 jovens das 21 províncias de Angola em actividades agropecuárias, com foco no fomento do agronegócio. A revelação foi feita pelo Diretor-geral do instituto, Felismino da Costa, durante a primeira Feira do Produtor, que aconteceu no município de Cachiungo, na província do Huambo, esta segunda-feira, 11 de Agosto.
O projecto, que será implementado em parceria com os governos provinciais, prevê a seleção de 450 jovens por província, que terão a responsabilidade de identificar e desenvolver terrenos para a produção agrícola. De acordo com o responsável, a estratégia tem como objectivo ampliar as áreas de cultivo, fortalecer a segurança alimentar e promover boas práticas agrícolas entre os jovens.
A iniciativa destaca também a ênfase da formação técnico-profissional, preparando os jovens para práticas adequadas de preparação de solo, sementes e técnicas agronômicas, cuja meta é renovar o sistema agrícola do país.
Cada jovem selecionado terá à disposição uma área de cultivo de 25 hectares, e o projecto também prevê a integração de 100 pequenos e médios agricultores por província, com uma área mínima de 100 hectares, contribuindo para a inclusão e maior productividade na agricultura.



