PROJECTO KUMA PREVÊ MAIS EMPREGABILIDADE JUVENIL EM CABINDA

Foi lançado esta quarta-feira na província de Cabinda, o Projecto KUMA, uma iniciativa com foco na formação técnico-profissional, empregabilidade e inclusão produtiva de jovens, uma iniciativa conjunta da Sonangol e Gemcorp Angola.
A cerimónia de lançamento do projecto que contempla a criação de centros de formação fixos e móveis, com apoio logístico completo, foi presidida pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
O projecto prevê capacitar mais de cinco mil pessoas com cursos certificados em áreas como mecânica, eletricidade, soldadura, canalização, informática e turismo, alinhados às exigências da Refinaria de Cabinda e do mercado local. O mesmo vai priorizar a participação de jovens, mulheres chefes de família e pessoas com deficiência, promovendo a redução do desemprego e o desenvolvimento de competências locais.
Durante o lançamento do projecto que significa (crescer) na língua local de Cabinda, o ministro Diamantino Azevedo destacou que “o KUMA é um passo firme para uma Angola mais inclusiva e preparada para os desafios do futuro”, e a governadora de Cabinda, Suzana Abreu, felicitou os promotores pela iniciativa e destacou que a preparação da educação dos jovens é uma prioridade.



