TETÉ ANTÓNIO DESTACA CONTRIBUTO DAS MULHERES NA CONCRETIZAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA DE ANGOLA

Ao longo dos anos, as mulheres angolanas têm demonstrado qualidades de liderança, profissionalismo, resiliência e capacidade de negociação, contribuindo de forma decisiva para a defesa dos interesses nacionais e para a concretização dos objetivos da política externa de Angola.
O reconhecimento foi expresso nesta quarta-feira, 24 de Junho, pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António, numa mensagem alusiva ao Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia, celebrado anualmente nesta data.
Na ocasião, Téte António reafirmou o compromisso do Ministério das Relações Exteriores com a promoção da igualdade de oportunidades, a valorização do mérito e o reforço da participação feminina em todos os níveis da diplomacia angolana. O governante enalteceu ainda o papel das diplomatas angolanas e de todas as mulheres que representam o país no domínio das relações internacionais, cujo empenho diário constitui uma fonte de inspiração para as novas gerações e um importante contributo para o desenvolvimento sustentável, a paz e a cooperação entre os povos.
“Às mulheres na diplomacia, exprimo o meu profundo apreço e as minhas mais sinceras felicitações”, declarou.
Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2022, o Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia visa reconhecer o papel fundamental das mulheres na promoção do diálogo, da paz, da cooperação internacional e da compreensão entre os povos. A data surgiu também para reforçar o compromisso global com a igualdade de género nos espaços de decisão diplomática.



