COMPLEXO HOSPITALAR DOM ALEXANDRE DO NASCIMENTO REALIZA CAMPANHA DE CIRURGIAS CARDÍACAS PARA CRIANÇAS

O Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento iniciou, essa segunda-feira, a campanha de cirurgias cardíacas pediátricas para crianças diagnosticadas com tetralogia de Fallot, comunicação interventricular (CIV), comunicação interatrial (CIA) e persistência do canal arterial (PCA).
Três intervenções, tetralogia de Fallot, persistência do canal arterial, e interrupção do arco aórtica com banding da artéria pulmonar em Lactente de 33 dias de vida, transferido do hospital do bengo, sendo uma situação de urgência, marcaram o primeiro dia da campanha.
A campanha foi realizada pela primeira vez, na história do CHDCP, de cateterismos cardíacos pediátricos, teve a intervenção dos médicos Gade Miguel e Joseneidy Carvalho, em parceria com o cirurgião cardíaco pediátrico convidado, Stefano.
De acordo com a Diretora-clínica do CHDCP, Francisca Quifica, as cirurgias inserem-se na quarta missão realizada em parceria com uma associação internacional sem fins lucrativos, que promove anualmente cerca de 35 deslocações em todo o mundo, com o objectivo de apoiar o tratamento de crianças com patologias cardíacas congénitas. Sublinhou que de 15 a 20 de setembro serão tratadas dez crianças cirurgicamente, entre elas três serão submetidas ao cateterismo de intervenção e quatro a cateterismo diagnóstico.



