Situação da cólera em Angola e exclusivamente na Província de Namibe.
Empresas e Sociedade Civil em Namibe Unem Forças contra a Cólera em Angola
A cólera em Angola tem-se tornado uma preocupação diária, representando um desafio considerável para o Ministério da Saúde. Na província de Namibe, porém por testemunha-se atualmente uma notável onda de solidariedade e responsabilidade social na luta contra o surto. Empresas e cidadãos têm respondido ativamente ao apelo do Governo Provincial, contribuindo com doações essenciais de bens alimentares, não alimentares e apoio financeiro.

Essas contribuições são cruciais para reforçar a logística das equipas de resposta rápida, garantindo que disponham dos recursos necessários para atuar com eficácia. Além disso, as doações asseguram o sustento de pacientes internados e de famílias em situação de maior vulnerabilidade, amenizando parte do impacto da doença.
Nesse sentido, este movimento de união e apoio reflete um forte espírito comunitário e a consciência da urgência em controlar a propagação da doença. De fato, desde o início do surto, o Namibe já registou 2164 casos e 47 óbitos, números que enfatizam a gravidade da situação.
Por conseguinte, atualmente, uma nova reunião da Comissão Multissectorial, coordenada pelo Governador Provincial, Archer Mangueira, está em andamento. O objetivo do encontro é avaliar os indicadores das últimas 24 horas e ajustar as estratégias de combate à cólera.
Detalhes da situação:
- Aumento dos casos:A cólera está a causar grande preocupação no Namibe, com o município de Tômbwa a registar um número alarmante de casos, incluindo óbitos e internados.
Medidas de prevenção:
As autoridades estão a pedir à população que siga as medidas de prevenção, como lavar as mãos com sabão, beber água tratada, evitar defecar ao ar livre, e cuidar da higiene dos alimento.



