MINISTRO DA AGRICULTURA DEFENDE MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO


MINISTRO DA AGRICULTURA DEFENDE MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
O Ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, defendeu, quarta-feira, 16 de Julho, durante uma visita à província da Huíla, a expansão dos métodos tradicionais de conservação de alimentos para outras regiões do país.
Durante a sua passagem pelos municípios de Caluquembe e Caconda, o ministro destacou o valor das técnicas usadas localmente para conservar folhas de abóbora (conhecidas como “lombi” na região Sul), como uma solução eficaz para combater a fome nos períodos sem colheita.
Reiterou que a sabedoria dos antepassados, que transforma folhas frescas em alimentos que duram mais tempo, deve ser ensinada nas escolas agrícolas, como uma lição prática de segurança alimentar.
Isaac dos Anjos considera que essas práticas simples, mas eficazes, podem ajudar o país a reduzir a dependência de importações e a impulsionar a economia nacional. Por isso, defende que a técnica seja aproveitada noutras províncias e até fora de Angola.
O ministro também falou sobre a necessidade de facilitar o acesso ao crédito para os agricultores do campo, permitindo a compra de moto-cultivadoras e outros meios mecânicos, que ajudam na produção, reduzem o esforço físico e aumentam a produtividade.
Além disso, propôs melhorias nas valas de irrigação do rio Que, para beneficiar as áreas agrícolas de Caluquembe, Caconda, Catata e até o Huambo, e assim aumentar o rendimento das famílias, e reconheceu que ainda há dificuldades sérias, principalmente na falta de energia eléctrica de água potável, mas nao deixou de apontar a Huíla, como uma província com potencial agrícola.
Fé TV – Angola | Ao Serviço do Cidadão



