GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DO UÍGE APELA MELHOR APROVEITAMENTO DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS PARA FOMENTO DA PRODUÇÃO DE CAFÉ


O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, apelou, terça-feira 15, às famílias camponesas da região a fazerem melhor aproveitamento das condições climáticas, para a produção de café em grande escala.

José Carvalho da Rocha, que falava na abertura da campanha de colheita do café 2025-2026, que decorreu na fazenda Boa Esperança, município do Uíge, afirmou que a província possui clima tropical, solos aráveis e bastante água, condições que facilitam a produção da cultura do café em grande escala.
Se cada família tiver um ou dois hectares de café, os níveis de produção deste produto serão altos, lembrou o governante. Tendo igualmente exortado, as famílias camponesas a manterem a mística de produção de café, para colocar o nome da província de maior produtor do país.
Para isso, reforçou que o governo vai facilitar o acesso a terras e outras condições que concorrem para o aumento da produção de café. Face a isso, o Governo está a projectar a introdução no Programa Local de Apoio à Agricultura Familiar (PLAAF), com vista a aumentar os níveis de produção e a criação de renda familiar.
Por outro lado, desafiou o Instituto Nacional do Café (INCA) e o Gabinete Provincial da Agricultura para projectar a criação de um Grémio do Café, a fim de promover a venda e estimular a produção de café.
O governador José Carvalho da Rocha aproveitou a ocasião para entregar instrumentos agrícolas e mudas de café aos cafeicultores da região.
Fé TV – Angola | Ao Serviço do Cidadão



