5 PESSOAS MORRERAM NO SUL DO LÍBANO FRUTO DE UM ATAQUE AÉREO CAUSADO POR UM DRONE ISRAELITA

Um ataque aéreo feito por um drone israelita no sul do Líbano resultou na morte de cinco pessoas, entre elas três crianças e o pai da família,segundo o Ministério da Saúde libanês.
De acordo com o Euro News, o alvo declarado por Israel era um suposto militante do Hezbollah, acusado de operar a partir de uma área residencial. As Forças de Defesa de Israel reconheceram a morte de civis e anunciaram a abertura de um inquérito para apurar o incidente.
Apesar do cessar-fogo mediado por Washington em novembro passado, que previa a retirada de forças e a suspensão de ataques entre Israel e Hezbollah, os bombardeios israelitas no sul do Líbano têm sido quase diários. Israel justifica as acções como parte de uma estratégia para impedir a reconstrução das capacidades militares do grupo, embora não tenha apresentado provas concretas.
O presidente libanês Joseph Aoun, em visita à Assembleia Geral da ONU, condenou o ataque e apelou à comunidade internacional para pressionar Israel a cessar as ofensivas. O recém-nomeado primeiro-ministro Nawaf Salam também apoia o plano de desarmamento gradual do Hezbollah, aprovado no mês anterior.
Por outro lado, líderes do Hezbollah alegam que os ataques israelitas invalidam o acordo de cessar-fogo e justificam a manutenção das suas armas. As forças israelitas continuam a ocupar cinco colinas libanesas na fronteira, aumentando a tensão na região.



